A Igreja Santa Rita foi capela da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, entre os anos de 1940 (quando possuía apenas o terreno para a construção) e 1944. O Padre Bonifácio, da Congregação dos Redentoristas, foi o idealizador da nossa Paróquia, assim os primeiros padres que assumiram a nossa Igreja foram os redentoristas.

Em 1944 a capela foi elevada à Paróquia Santa Rita de Cássia com o claro objetivo de contribuir no desenvolvimento do bairro Bonfim (local onde é instalada a sua sede) e também dos bairros vizinhos. Algum tempo depois, os diocesanos assumiram a administração por curto período e logo em seguida, em 1949, os crúzios (que também eram holandeses) começaram a conduzir a recente Paróquia. Os missionários da Santa Cruz deram continuidade ao trabalho até o ano de 2006. E nesse mesmo ano, assumiram novamente os padres diocesanos. Portanto, vivenciamos um período de transição entre a administração dos padres estrangeiros (crúzios) e a administração dos padres brasileiros (diocesanos).

Atualmente o administrador paroquial é o Padre Antônio Camilo de Paiva, que também é diocesano.

Arquitetura, cores e formas

A arquitetura de nosso templo tem inspiração nas construções da Holanda - país de origem destes padres que fundaram a comunidade - e, é por esse motivo que o nosso telhado possui uma forma íngreme (nos países europeus os telhados são construídos dessa forma por causa da neve). As cores vermelho e verde, presentes em nossa logo marca referem-se à Santa Rita, pois antes de morrer a Santa pediu que colhessem uma rosa para ela, porém, como na Europa o inverno era rigoroso ninguém sabia onde encontrar uma rosa. Mas, como um milagre, aparecera uma linda rosa vermelha em um jardim próximo dalí. Assim, ao entregar a rosa a Santa Rita, a Mesma faleceu. O estigma que se encontrara em sua fronte, exalava um odor desagradável, mas em seus últimos instantes de vida, o quarto no qual a Santa se encontrava ficou extremamente perfumado, com um aroma delicioso de rosas.

Datas marcantes durante a construção da igreja:

- 1ª Festa de Santa Rita: 26 de maio de 1940.

- Bênção da Pedra Fundamental da Capela: 30 de junho de 1940.

- 1ª Quinzena de Santa Rita: começou no dia 05 de fevereiro de 1942.

Outras datas importantes:

- Data de criação da Paróquia Santa Rita: 08 de janeiro de 1944.

- Provisão do primeiro vigário: 12 de maio de 1945.

- Primeiro Vigário: Pe. Laurindo Dias Bicalho (CM).

- Ata de posse do primeiro vigário: 17 de maio de 1945.

- Vigários de Santa Rita que antecederam os padres crúzios: Pe. Laurindo Dias Bicalho (CM), Pe. José Damião e Pe. José Irineu da Fonseca.

- Chegada da Ordem da Santa Cruz a Juiz de Fora: 28 de janeiro de 1949.

- Primeiro padre crúzio como vigário de Santa Rita: Pe. Martinho Arntz (Ordem da Santa Cruz - OSC).

- Data da posse do Pe. Martinho Arntz (OSC) na Paróquia de Santa Rita: 29 de janeiro de 1949.

Fonte:Entrevistas, Arquivos da paróquia e Arquivo Histórico de Juiz de Fora.